Em um universo cada vez maior de cores e opções, a escolha se tornou ainda mais difícil. Em uma ida ao salão de beleza é possível enlouquecer ao visualizar o expositor de esmaltes. A cada nova estação são lançadas coleções inteiras repletas de cores, texturas e novos elementos. Esmalte saiu da condição de coadjuvante e passou a ser item primordial no visual feminino. É importante na hora de optar não levar em conta apenas às cores e sim avaliar as marcas, composições e durabilidade de cada item. Dê preferência para os livres de formol e tolueno que podem agredir as unhas e aos poucos enfraquecê-las.
Para auxiliar na hora da decisão é importante levar em conta alguns itens básicos como, seu trabalho, personalidade, disponibilidade para trocar a cor e tom de pele. Primeiro, a cor do esmalte deve combinar com o seu jeito de ser, com sua personalidade e estado de espírito. As cores falam muito sobre nós, transmitem muitas mensagens.
Por outro lado, a tonalidade do esmalte também pode combinar com a sua pele:
Pele branca – Pede tons de marrom, vinho, rosa, laranja e vermelho-claro.
Pele escura - Fica bem com tons pastel, como bege e branco, e todos os tons de rosa e de vermelho.
Pele amarelada - Perfeita para marrons, pêssego, areia e vermelho-escuro.
O esmalte deve combinar com seu objetivo na verdade. Um vestido preto de festa, por exemplo, fica lindo com um esmalte dourado ou vermelho. Mas, se você vai viajar para o campo ou para a praia, prefira um esmalte clarinho ou meio transparente. Além de serem mais discretos, eles não exigem muitos retoques duram mais e são fáceis de aplicar.